GERMINAR

GERMINAR é um projeto de complementaridade pedagógica aos cursos curriculares do ensino secundário, promovido pelo Município de Santa Maria da Feira em articualação com o contexto de Educação Criativa desenvolvido no âmbito do PRIMÁRIO. Num modelo inovador, o programa recorre a ferramentas formativas orientadas para a autodescoberta e pesquisa espontânea, focando o saber artístico como elo complementar essencial do currículo do curso, em contacto direto com o mercado de trabalho.

Vincando um objetivo claro de qualificação pela experiência e da formação dos estudantes do ensino secundário, propõe-se encarar um contexto complementar, embora transversal e interligado, ao currículo dos diferentes cursos, baseado em novos modelos de aprendizagem a partir da investigação individual, criando condições para o desenvolvimento pessoal a partir da experiência adquirida. Um contexto de estímulo à criatividade individual e coletiva, como elos de dedicação e persistência dos nossos tempos. Conceptualmente, pretende-se considerar a multidisciplinaridade como uma referência na transmissão de conhecimento e conteúdos curriculares, direcionando o ensino para uma experiência prática em ligação direta e ativa com o mercado de trabalho. Propõe-se um contexto de alavancagem profissional, baseada em modelos educativos/formativos complementares e alternativos à estrutura tradicional do curso, potenciando a aplicação de um plano anual inspirado em bons exemplos e no contacto direto com profissionaus, com foco na inovação em contexto artístico e cultural e no reforço da confiança dos estudantes.

O GERMINAR representa um investimento na formação e na informação ativa, que fará destes alunos pessoas e profissionais mais completos, aptos a responder a uma carreira de forma assertiva, a partir da experimentação, alicerçado no ecossistema cultural e criativo de Santa Maria da Feira. Oferecendo ações aptas a solidificar o crescimento pessoal, em diversos prismas, propõe-se provocar uma aproximação mais eficiente ao mercado das artes performativas, assim como aos novos conceitos artísticos que atualmente definem diferentes visões das sociedades contemporâneas. A promoção do curso de animação sociocultural alavancada por novas dinâmicas e oportunidades representa um dos objetivos complementares do projeto.

L.THEME