PRIMÁRIO - EDUCAÇÃO CRIATIVA

O PRIMÁRIO é um projeto criativo que pretende cruzar as artes performativas com as artes visuais, considerando ainda os conteúdos digitais e recuperando os contextos tradicionais e artesanais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de um ambiente criativo apto a estimular o trabalho artístico jovem através da educação criativa. O conceito não se traduz apenas num espaço de treino ou ensaio. O PRIMÁRIO pretende estimular a investigação e a autodescoberta, promovendo a partilha de competências através do contacto dos jovens com perfis, especialidades e conhecimentos diferenciados, num ambiente que encara a capacitação e o desenvolvimento de competências como elos primordiais da formação no século XXI.

O PRIMÁRIO surge como espaço qualificado de promoção da criatividade, com apoio técnico e formativo em diferentes domínios. Assim, o Município de Santa Maria da Feira desafia-se a alargar o espetro da educação contemporânea a um contexto criativo multidisciplinar.

Orientado para a profissionalização das novas gerações e o seu posicionamento no mercado cultural qualificado e com referências criadas pelos modelos de ensino, o PRIMÁRIO funciona em complemento ao plano curricular oficial, através de um espaço de trabalho, com recurso a salas/oficinas que possam transformar-se em laboratórios de exploração criativa, capazes de estimular o desenvolvimento de grupos trabalho informais com uma aprendizagem baseada na experimentação e na prática quotidiana.

Na vanguarda da educação criativa, o Município de Santa Maria da Feira pretende criar um referencial formativo de dimensão nacional, alicerçado na evolução da sociedade e na adaptabilidade dos modelos e metodologias de ensino, qualificando o contexto da aprendizagem a partir da experiência pessoal dos estudantes e evocando discursos artísticos contemporâneos.

 

OBJETIVOS

  • Potenciar uma primeira abordagem aos contextos artísticos contemporâneos;
  • Oferecer aos jovens novos conteúdos e o contacto com disciplinas artísticas e criativas;
  • Desenvolver novos modelos de ensino através da experimentação e do desafio prático;
  • Complementar a oferta do ensino curricular oficial através de ações concertadas com as escolas;
  • Desenvolver ações de capacitação com professores, auxiliares, encarregados de educação e comunidade em geral.

 

MISSÃO

  • Capacitar e formar os artistas e criativos do futuro;
  • Aproximar a oferta formativa do Município ao setor artístico;
  • Estimular novas saídas profissionais, impulsionando a aposta no ensino superior em áreas artísticas e criativas;
  • Aproximar os cursos profissionais ao mercado de trabalho;
  • Potenciar a criatividade e a educação através da prática.

L.THEME